02
Jul06
Como alisar o cabelo! (dicas da mini-saia)
Mónica Lice
A mini-saia recebeu da tia Concha seguinte mensagem:
Olá,
Preciso duma luz, nem que seja ao fundo do túnel, odeio o meu cabelo. Preciso de uma solução. E como adoro o teu site, e sigo os conselhos fantásticos, resolvi pedir AJUDA! Uso-o comprido, q adoro, além de lhe dar peso,
mas só fica liso quando vou ao cabeleireiro, normalmente uso-o natural, mas estou farta da trunfa, e tenho ido 2 vezes por semana.
Mas tenho medo de o enfraquecer com tanta escova.
Já usei gamas completas, caríssimas, e não valeu de nada, tenho um bom cabeleireiro, pelo menos isso! Já pensei desfrisar! HELP! hehehe.
Beijinhos.
- O teu problema com o cabelo evidencia uma realidade, comum a quase todas as mulheres - a grande maioria de nós nunca está absolutamente satisfeita com as suas características físicas! Ou seja, existem milhares de mulheres que dariam tudo para ter um cabelo volumoso e com caracóis... Da mesma forma que existem outras, como é o teu caso, que dariam tudo para ter o cabelo liso!
- Acho que, acima de tudo, deves tomar consciência de que é difícil mudar repentinamente o teu tipo de cabelo! O fundamental será tirares o máximo partido dele, o que não obsta a que o possas esticar de vez em quando, sempre que te apetecer!
É fundamental proteger o cabelo!
- Tendo em conta que o teu cabelo se encontra sujeito a um certo sofrimento, fruto das idas constantes ao cabeleireiro, é fundamental que o protejas muito bem! A nutrição é fundamental, porque só mantendo um cabelo saudável é que é possível submetê-lo a alisamentos e a tratamentos capilares! Estes tratamentos, por muito bons que sejam, acabam por ter sempre algumas consequências nocivas para o cabelo!
- Se optares por máscaras naturais, experimenta a seguinte: mistura duas bananas descascadas com uma colher de sopa de mel! Depois de tudo bem misturado, aplica no cabelo e deixa actuar durante 20 minutos! Repete uma vez por semana!
- Quando optares por usar o teu cabelo ao natural, use sempre um produto à base de silicone nas pontas! O mesmo, não só ajudará a definir os caracóis, como também hidratará o seu cabelo!
Como alisá-lo?
- Deves ter em conta que um dos passos fundamentais para obter um cabelo liso é tê-lo bem macio! Acredita que se o teu cabelo estiver bem macio, isso será uma condição de sucesso para obteres, não apenas metade do volume, como ainda um alisamento mais bem sucedido! Por isso, é fundamental que selecciones muito bem o tipo de amaciador que usas! Mas vale escolher bem e gastar mais um pouco, do que optar pela primeira opção que te aparecer!
- Um dos testes ao cabelo que podes fazer em casa é esticar um ou dois fios de cabelo e ver a reacção: se o cabelo se comportar como um elástico, significa que está apto a ser alisado com produtos específicos! Contudo, se se partir ao ser puxado, significa que necessita de muito mais hidratação, para só depois ser alisado!
- Em vez de ires ao cabeleireiro, podes conseguir o mesmo efeito recorrendo aos ferros de alisar! Actualmente, existem marcas no mercado que têm produtos de excelente qualidade, que tendem a danificar cada vez menos o couro cabeludo!
- Opta por ferros que tenham placas em cerâmica em vez de metal, já que estas são menos nocivas! Deves aplicá-las no cabelo já seco - com escova apropriada e secador! No cabelo é importante que coloques previamente um produto específico para alisar cabelos, que proteja o cabelo do calor a que estará sujeito!
- Deves trabalhar o cabelo madeixa a madeixa - prendendo-o no aparelho, como se este fosse uma pinça, e mantendo-o fechado até à base da madeixa! Pode acontecer que escape algum fumo da primeira vez que passares o ferro - o que pode ser fruto do facto do teu cabelo não estar totalmente seco, ou do produto que colocaste, e cuja água está naturalmente a evaporar-se!
- O ferro não deve ser deixado muito tempo! Deves ir passando pela madeixa de cabelo, sem parar! O cabelo deve estar seco, sob pena de ficar bastante danificado com o ferro!
- Existem tratamentos desfrisantes que podes fazer em casa, e cuja eficácia é relativamente elevada! Nada como experimentares, e descobrires o que é melhor para ti! Mas não te esqueças que respeitar a natureza própria do cabelo é um passo para a sua beleza e, consequentemente, para a tua também!
(Este post está a pensar exclusivamente na beleza e no interesse da mulher, e não tem qualquer finalidade comercial ou publicitária. Caso pretenda saber mais sobre algum dos produtos apresentados, basta clicar sobre a imagem correspondente!)