29
Out09
Champôs & lavagens (dicas a ter em conta)
Mónica Lice
- Actualmente, já existem produtos específicos para as mais diversas necessidades capilares, pelo que é só escolher - mas não se fique apenas por aquilo que lê ou por opiniões de amigas. O que resulta numa pessoa pode não resultar em si - peça amostras, teste e só depois decida.
- Depois dessa escolha, é importante ter atenção ao momento da lavagem: não use demasiado champô (não pense que por colocar mais quantidade o cabelo ficará mais limpo ou melhor lavado), nem o coloque directamente sobre o couro cabeludo.
- Deve espalhar primeiro o produto nas mãos e só depois nos fios e um pouco (apenas) no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, escamação e até queda, pelo que é sempre preferível usar quantidades pequenas, que variarão consoante o tamanho do cabelo.
- É sempre muito importante enxaguar bem o cabelo para retirar o excesso de champôs e condicionadores, mas sem recorrer a água muito quente. A água muito quente tende a abrir as cutículas do fio, danificando-o.
- É por isso que se deve lavar o cabelo com água fria (ou então morna). Quem não conseguir poderá, no último enxaguamento, recorrer à água fria, já que esta ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.