09
Mai07
Como combater as estrias! (dicas da mini-saia)
Mónica Lice
- As estrias são um problema comum a muitas mulheres – não é um problema exclusivo das grávidas nem daquelas que são naturalmente mais cheiinhas! Muitas mulheres bastante magras também apresentam este problema!
- Para o seu surgimento influem em muito as oscilações de peso e o crescimento rápido na fase da adolescência – tudo isto provoca um esticar anormal da pele. Esta, sobretudo quando não se encontra suficientemente hidratada, não suporta esse esticar, pelo que as fibras de colagéneo e de elastina que a pele tem sofrem uma ruptura – o que origina as ditas estrias!
- É por isso que as mulheres com tendência a sofrerem oscilações de peso, bem como as aquelas que já terão ou já tiveram filhos são potenciais alvos de estrias! Esta acaba por ser uma maleita essencialmente feminina – também há homens com estrias, contudo, talvez por muitos deles não variarem tanto de peso, acabam por não sofrer tanto com este problema como acontece com as mulheres!
- As estrias têm que ser combatidas em duas frentes: prevenção e erradicação – tentar prevenir o seu aparecimento e, uma vez obtidas, tentar eliminá-las!
- Para as prevenir nada como andar sempre com a pele super hidratada – em certos locais do corpo, mais propensos ao aparecimento de estrias (como as coxas, a barriga ou os seios), a mini-saia aconselha mesmo que coloque todos os dias óleo de amêndoas doces – de modo a hidratar e aumentar a elasticidade da sua pele!
- Procure também ter uma alimentação adequada, beba muita água por dia e pratique exercício físico com regularidade! Procure, a todo o custo, evitar sofrer oscilações de peso. E quando estiver determinada a fazê-lo, pelas leis naturais na vida (porque está grávida), ou porque quer perder peso, tenha o cuidado de ter a pele sempre bastante hidratada!
- Uma vez obtidas as estrias – a questão que se coloca passa por saber como fazer com elas desapareçam? É fundamental, antes de partir para o ataque, ter em conta qual o estado das suas estrias: as estrias mais recentes e, como tal, mais fáceis de desaparecer, são aquelas que apresentam uma cor vermelha ou rosa, nas mulheres de raça branca, e uma cor bege ou acastanhada, nas mulheres de raça negra.
- Infelizmente, não existe nenhuma dica caseira capaz de fazer desaparecer, de uma vez, as estrias!
- Neste campo, a cosmética continua em busca do elixir mágico, e a verdade é que, de ano para ano, as novidades em cremes e óleos vão aparecendo! Contudo, também aqui os resultados não são garantidos e os preços nem sempre são convidativos!
- A título de exemplo, um dos produtos que maior eficácia comprovada tem tido até agora é o StriVectin SD, que é um produto exclusivo da Sephora, embora também possa ser adquirido em sites de venda on-line. Contudo, o seu preço provoca algumas hesitações às potenciais compradoras, porque não é muito convidativo…
- Dentro das dicas caseiras, que pesar de não serem 100% eficazes, sempre ajudam nesta matéria, destaca-se a aplicação de óleo de rosa-mosqueta. Este óleo tem a grande vantagem de regenerar a pele, reduzindo as cicatrizes e suavizando as marcas deixadas pelas estrias! Para obter um maior efeito, coloque algumas gotas do óleo sobre a pele e faça uma ligeira massagem sobre a área afectada durante breves segundos! Este gesto deve ser repetido todos os dias!
- As técnicas cirúrgicas são também uma opção a ter em conta – de facto, actualmente é através da cirurgia estética que se alcançam resultados mais eficazes contra as estrias! São cada vez mais sofisticadas, variadas e bem sucedidas as técnicas que a cirurgia estética oferece para combater este problema.
- Uma dessas técnicas são os peelings – provocam uma escamação forçada da pele, o que determina a renovação imediata da mesma, que deixa de apresentar estrias ou, caso estas sejam profundas, passa a adquirir um aspecto muito melhor!
- Outra técnica, paralela aos pellings, é a dermoabrasão – também aqui há uma escamação das camadas superiores da epiderme, mas com a vantagem de uniformizar e regularizar tal superfície. A parte da pele que é alvo de dermoabrasão fica muito parecida com a restante pele – isto é, o efeito das estrias desaparece quase por completo!
- Uma outra técnica, que tem vindo a evoluir, é o laser – este actua sobre a derme, uma camada mais interior da pele, e determina a produção de colagéneo – o que permite renovar a pele e melhorar o aspecto das estrias!
- Se não tiver disponibilidade financeira para o fazer, saiba que poderá sempre disfarçar os efeitos das estrias através da maquilhagem! Escolha uma base líquida e que seja à prova de água – de modo a que adira e não saia com a água! Pode também aplicar sobre a pele autobronzeador, o que ajudará a minimizar o seu efeito!
1. Creme anti-estrias da Biotherm. 2. Creme anti-estrias da Clinique. 3. Loção anti-estrias com manteiga de cacau, da Palmer's. 4. Creme anti-estrias da Clarins. 5. Creme anti-estrias Jeanne Piaubert. 6. Creme hidratante anti-estrias da Avon. 7. StriVectin SD. 8. Anti-estrias da L'Oreal. 9. Anti-estrias da Oriflame.