23
Nov07
Como combater o excesso de pêlos! (dicas da mini-saia)
Mónica Lice
- A mini-saia recebeu de uma leitora identificada, que prefere manter o anonimato, a seguinte mensagem:
Com 5 anos, eu sofri uma disfunção hormonal, que resultou no crescimento muito precoce de todos os pêlos no corpo, até mesmo púbicos. E importa relembrar que tinha 5 anos... Ora, isto com o passar dos anos acabou por se transformar numa situação bastante revoltante e terrível para mim, uma vez que hoje somos atacados pela media com raparigas lindas, sem um único pêlo... O meu principal problema não são os pêlos nas pernas nem virilhas nem nada disso, uma vez que possuo máquina depiladora e também utilizo cera. O meu verdadeiro problema é o prolongamento das pernas... ou seja, tenho muitos pêlos nas nádegas, nas costas (principalmente em baixo), na barriga... Inclusive na cara, imensos nos braços e no peito (inclusivé também nos seios). É muito difícil viver assim. Eu não possuo meios monetários p/ realizar depilação a laser, por isso vou arranjando-me como posso. Tudo isto ataca muito a minha auto estima, deixando-me muito em baixo por ter de usar sempre roupa p/ "tapar tudo". Acima de tudo vim partilhar a minha experiência com pessoas que possam sofrer do mesmo ou algo parecido. Se tiveres sugestões agradeço, apesar de saber que pouco se pode fazer.
- O excesso de pêlos, conhecido cientificamente por hirsutismo, é, infelizmente, um problema hormonal que afecta muitas mulheres.
- O desespero não é a solução - nada como procurar a solução para o problema se forma racional, evitando retirar os pêlos de qualquer forma, sob pena dos mesmos voltarem a crescer muitos mais fortes...
- Para além dos reguladores hormonais, vão aparecendo no mercado soluções, mais ou menos em conta, que poderão ajudar a minimizar o problema.
- Para além da solução da descoloração de pêlos, existem actualmente alguns aparelhos eléctricos, que se revelam bons sucedâneos ao laser, permitindo a depilação por electrólise e que têm como vantagem a comodidade de poderem ser utilizados por si, em casa.
- A electrólise caracteriza-se por uma corrente eléctrica fraca, que é enviada para a raiz do pêlo, e que retarda o seu nascimento. Como o tempo, nota-se um nascimento de pêlos menos intenso e mais espaçado.
- A La Redoute, por exemplo, disponibiliza um desses aparelhos, da marca BabyLiss. O seu preço (€105, 01) não é propriamente muito convidativo, mas se se aproveitar as promoções que a Revista ou o site oferecem, será possível adquiri-lo a um preço verdadeiramente interessante!
- Se, porém, preferir o laser, saiba que também já se vendem aparelhos de depilação a laser no mercado, nomeadamente da marca Rio Laser Hair, que podem ser adquiridos on-line, e cujas utilizações de utilização podem ser lidas aqui.
- Paralelamente a estes aparelhos, vão surgindo cremes, cujo efeito é retardar o crescimento dos pêlos. Recentemente, um desses produtos tem ganhado fama, a ponto de ter sido referido num artigo da Revista O (The Oprah Magazine) - trata-se do Vaniqa, que pode ser adquirido em farmácias, com receita médica, e que está especialmente pensado para os pêlos faciais!
- Se estiver interessada, saiba que o Vaniqa pode ainda ser adquirido on-line.
- No que diz respeito aos pêlos faciais, há também a possibilidade de os dissimular, através da maquilhagem. Uma das formas de o conseguir passa pela aplicação de base, numa quantidade considerável, sobre a zona afectada, e deixar secar - retirando depois o excesso, com a ajuda de um lenço de papel ou de um algodão, tendo o cuidado de conferir se os pêlos ficam camuflados, sem que se note um excesso anormal de base sobre a pele!
- Deve evitar, por muito que lhe custe, retirar os pêlos faciais, sobretudo, os da zona do queixo, com a pinça - esta deixa marcas na pele, e só piorará o aspecto da pele, chamando a atenção para esta zona.
- E, acima de tudo, encare este problema com normalidade - os complexos não ajudam nada! Uma atitude positiva é a chave para conseguir dar a volta ao problema!