Como lavar o cabelo? (+ passatempo)
Lavar o cabelo é dos rituais de beleza mais comuns na vida de todas as mulheres. E de tão comum que é, torna-se quase mecânico. No entanto, será que o fazemos corretamente? Será que dominamos, em pleno a técnica da lavagem e sabemos tirar o máximo partido da mesma, em benefício da beleza dos nossos cabelos?
Para ajudar, e de modo a retirar todas as dúvidas e a desfazer todo e qualquer mito que persista sobre lavagem capilar, contei com a ajuda dos hairstylists TRESemmé, João Borges e Nuno Loureiro, que nos revelam aqui todos os truques, dicas e passos essenciais.
Champô. Qual a quantidade certa? Quantas aplicações?
A quantidade de champô vai depender sempre do tipo e densidade do seu cabelo. Quantidade não significa qualidade. A referência é de uma noz para cabelo curto/médio e duas nozes para cabelo comprido.
Deve massajar o couro cabeludo, com a ponta dos dedos, trabalhando o champô ao longo dos fios de cabelo até às pontas. Desta forma, para além de um momento relaxante, fica garantido que o excesso de oleosidade, bem como produtos de styling ou outros resíduos que estejam depositados no cabelo e couro cabeludo, saem por completo.
No dia-a-dia, e sem ter utilizado excesso de produtos de styling para um penteado mais arrojado, uma aplicação é suficiente.
Hidratar o cabelo. Condicionador só nas pontas? E a máscara, quantas vezes por semana?
Quando está a condicionar o cabelo, não deve começar pelo couro cabeludo. Deve-se condicionar o cabelo onde este está mais carente e mais sensível: do meio até às pontas. O ideal é utilizá-lo sempre que lava o seu cabelo, para ajudar a pentear e garantir uma hidratação natural.
Quando se procura uma hidratação mais intensa, o ideal é a utilização da máscara. Neste caso, pode deixar atuar entre 3 a 5 minutos ou simplesmente trabalhá-la com as mãos, durante esse período. Numa fase mais debilitada do cabelo, deve ser aplicada 1 a 2 vezes por semana; numa fase mais saudável, semanalmente ou quinzenalmente, para não deixar o cabelo "viciado" nas proteínas e aminoácidos, acabando por perder os benefícios de restruturação profunda.
Leave-in. Qual o momento certo para usar?
Para usar um condicionador leave-in, todos os momentos são certos! Facilita o penteado, protege, confere brilho e mantém uma hidratação constante! Depois de lavar, com o cabelo ainda molhado, é a melhor altura para reforçar a hidratação e restaurar as pontas, que se vão debilitando ao longo do tempo. No cabelo seco, colocar o leave-in, antes de pentear e/ou secar, confere um brilho extraordinário e protege das agressões diárias.
Água. Quente ou fria?
A temperatura da água deverá ser sempre amena. No entanto, depois de lavado e condicionado, deverá dar ao seu cabelo uma explosão rápida com água fria, ajuda a manter a cutícula dos fios de cabelo bem fechada e lisa, o que potencia um maior brilho e suavidade.
E para que comece o quanto antes a pôr em prática estas dicas e truques, tenho uma ajuda extra: 10 gamas TRESemmé LISO KERATINA para vos oferecer! Esta é uma gama com uma fórmula inovadora, sem adição de sal, e rica em queratina, ideal para quem tem cabelos complicados, volumosos e frisados, que sejam difíceis de domar.
A mesma, composta por por Champô, Condicionador, Máscara e Óleo de Brilho e Cuidado, tem como principal objetivo controlar o frisado, que é muitas vezes resultado das alterações climatéricas e da exposição à humidade.
Para participar, só necessita ser fã da página do mini-saia no Facebook e preencher uma única vez o formulário.
As 10 vencedoras serão escolhidas aleatoriamente, através do random. Participe até ao dia 5 de agosto e boa sorte!