Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mini-saia

O blog de Mónica Lice.

08
Mar12

Queda de cabelo - a importância do cabelo na imagem e no trabalho

Mónica Lice

Sabia que um cabelo cuidado transmite mais confiança no local de trabalho? Os dados são de um estudo, levado a cabo pelo Viviscal, a propósito do mês da queda de cabelo, que inquiriu 202 profissionais da área de Recursos Humanos, sobre a importância do cabelo na imagem e no acessos às oportunidades profissionais.

 

 

Efetivamente, 85% dos responsáveis de Recursos Humanos portugueses inquiridos referiram existir preconceito quanto à queda de cabelo no âmbito profissional. Este dado ganha especial relevância quando verificamos que o cabelo e a roupa são os dois aspetos da imagem do candidato mais relevantes numa entrevista de trabalho, e que 95% dos inquiridos considera que um cabelo cuidado transmite mais confiança às pessoas com quem se relaciona no local de trabalho, e, desta forma, cria maiores probabilidades de sucesso profissional.

 

Imaginem, por isso, que vão a uma entrevista de emprego e apresentam um cabelo pouco saudável. O que será que isso transmite a quem vos avalia (tendo em conta que 96% dos profissionais inquiridos no Estudo Viviscal de 2012 admitiu reparar sempre ou quase sempre no cabelo do candidato)?

Os resultados são de reter, dada a sua importância:

 - cabelo pouco saudável pode transmitir desinteresse (64%),

 - doença (43%);

- irresponsabilidade (41%).

 

Como já seria de esperar, é atribuída maior importância (86%) ao cabelo no sexo feminino, como fator determinante da imagem dos candidatos, enquanto apenas 14% dos inquiridos acredita que é nos homens que o cabelo assume mais importância.

 

Neste estudo, convém ter em conta que, dos inquiridos que responderam que a importância do cabelo é atribuída às mulheres (84%), 60% são do sexo feminino, o que demonstra o elevado peso que o segmento feminino imputa a si mesmo (somos nós, mulheres, as principais críticas de nós próprias).

 

E qual pensam ser o tipo de trabalho para o qual a imagem tem maior importância? Esta resposta também foi colocada, e foram estas as respostas:

- “Atendimento ao Público” (58%);

- “Relações Públicas” (23%);

 “Comercial” (17%).

 

 Por tudo isto, 90% dos inquiridos é da opinião que as empresas deveriam contribuir com formação aos seus colaboradores, com dicas de  imagem/coaching, de modo a aumentar a sua autoestima e motivação.

 

Dentro destas dicas, é importante não descurar o aspecto do cabelo e, em situação de queda, começar por perceber qual a sua origem. A principal causa, em ambos os sexos, é a genética (também conhecida como Alopécia Androgenética ou calvície). Porém, outras situações podem levar a esta situação, como o stress físico ou psicológico, dietas dramáticas, idade e, no caso das mulheres, a gravidez, o pós-parto e a menopausa.

 

Depois de descoberta a causa, procure a melhor forma de resolução, com os produtos adequados, que a poderão ajudar.

1 comentário

Comentar post

O que procura?

Sigam-me

Escrevam-me:

Captura de ecrã - 2016-02-17, 12.17.17.png

aminisaia@gmail.com

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2011
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2010
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2009
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2008
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2007
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2006
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D