Peças-chave primavera-verão 2012
Como já escrevi várias vezes por aqui, existem peças que têm o condão de atualizar o visual e de, juntamente com básicos, transformar rapidamente o coordenado, dando-lhe aquele ar moda, que tanto gostamos.
Essas peças, a que chamo de atualizadoras, são sempre o melhor investimento porque, se investirmos nas certas, temos a certeza de ter sempre um guarda-roupa que siga as tendências, mas a baixo custo, adaptado ao nosso gosto e ao que normalmente usamos.
Como encontrar então as peças atualizadoras, que sejam também as peças-chave da estação, e que possam ir de encontro ao que mais gostamos de vestir?
1.º Analisar e selecionar as tendências
Investigue. Como? Via Internet, em sites e blogs da especialidade, visitando lojas e olhando para as novas coleções, lendo revistas ou mesmo assistindo à Fashion TV – o fundamental é que faça um apanhado das principais tendências da estação e selecione aquelas que mais a seduzem e melhor se enquadram com o seu estilo e gosto pessoal.
Se preferir, aponte num bloco de notas as suas tendências preferidas, para que nada lhe escape!
2.º Escolher, dentro de cada tendência selecionada, peças-chave
Depois da sua lista pronta, cabe-lhe agora perceber, dentro de cada tendência, qual a peça-chave que fará sentido investir e que a possa favorecer.
Por exemplo, e pegando na tendência das cores néon, uma boa aposta será, por exemplo, uma t-shirt ou um top desta cor.
E porquê?
- Porque permite a obtenção de uma imensidade de looks;
- não é, à partida, uma peça muito dispendiosa;
- pode ser usada durante toda a temporada – primavera (debaixo de um casaco) e verão;
- é o suficiente para atualizar um coordenado – quer seja sobre uns jeans, com uma saia, umas calças corsário ou uns calções.
Ainda ao nível dos exemplos, e pegando agora no caso dos tons pastel – uma boa aposta, ao nível de peças-chave, é, sem dúvida, uns sapatos ou uma mala num tom clarinho.
E porquê?
Porque, e até mais do que no primeiro exemplo, uns bons sapatos ou uma boa mala irão acompanhá-la numa imensidade de coordenados, pelo que fica assegurado, desde logo, o investimento.
Por outro lado, os tons pastel podem-se revelar bastante versáteis, e se escolher um do seu agrado, terá uma peça que pode ficar lindamente coordenada com as outras peças que tem no guarda-roupa.
Depois de escolhidas as suas peças-chave, valerá também a pena apontá-las, ainda que mentalmente. Determine aquelas que faz sentido, para si, adquirir e passe à fase seguinte!
3.º Procurar peças, analisar coleções e comparar peças e preços
Depois de feita a sua lista, chegou a hora da procura! O que é que isso significa? Que cabe-lhe agora, qual stylist, procurar as “suas” peças nas suas lojas de eleição e não só.
Mas não tem que ir às lojas físicas, numa primeira análise. Pode (e deve) começar a pesquisa no conforto do sofá, diante do seu computador.
Visite os sites das suas marcas preferidas, compare peças e preços, visite marcas estrangeiras, que façam entregas em Portugal (e não se esqueça de conferir o custo das despesas de envio).
Aponte depois, on-line ou num papel, a sua “lista de compras” – se possível, com a indicação dos preços, de modo ficar logo com uma ideia do que irá gastar (e comparar os custos com o seu budget real).
Ao lado desta buscar por peça novas, é importante também que proceda a uma busca nos seus armários, nos armários da sua mãe ou da sua avó. Para além da moda ser cíclica (o que se usou há algumas coleções atrás volta-se a usar agora), o vintage nunca esteve tão na moda como agora. Por isso, não precisa de ir a Londres para encontrar ótimos achados vintage – podendo encontra-los nos baús da sua mãe...
4.º Reaproveitar ou comprar
Depois de procurar as peças, nas lojas online ou nos baús, é hora de fazer compras ou de se certificar de que o que encontrou guardado está pronto a usar e não precisa de nenhum retoque.
Pequenas mudanças, como a troca de botões ou a mudança de altura de um vestido podem fazer toda a diferença numa peça.
Com as peças novas e as menos novas, estará pronta para enfrentar a nova estação, com a certeza de que estará dentro das tendências, mas sem perder o seu estilo pessoal.
Imagem: Marie Claire.