Vestidos no trabalho
Conheço muitas mulheres para quem as calças são sempre a escolha mais segura no dia-a-dia, no local de trabalho - mesmo que isso implique andar sempre com a mesma roupa, todos os dias, toda a semana.
Claro que não há nada de errado em gostar de usar calças, mas é preciso equacionar usar outras coisas, sobretudo quando são peças que nos favorecem e, por acaso, fazem mais pelo nosso corpo do que umas calças mal escolhidas.
Para essas mulheres, o meu conselho é normalmente o mesmo: experimentar vestidos (é mais fácil começar por esta peça, já que exige menos esforço de conjugação que uma saia), até encontrar "aquele" modelo, que favoreça o seu tipo de corpo e se revele a escolha segura, mesmo para o dia-a-dia no trabalho.
E por muito complicado que seja o tipo de corpo, há sempre um modelo de vestido que dificilmente falha. O modelo trapézio, criado por Diane von Furstenberg, e presente sempre em várias coleções, ano após ano, é um bom exemplo disso mesmo.
Por isso, se é daquelas que só usa vestidos em casamentos, está na altura certa de mudar. Avalie as imagens que mostro (retiradas do net-a-porter.com) e confira alguma dicas, que poderão ser úteis na altura de usar um vestido:
1. Dê nova vida aos seus vestidos de verão e use-os também no inverno, acompanhados das peças certas: camisas, golas altas ou casacos de malha e collants quentinhos.
2. Se tiver algum vestido demasiado curto para o seu local de trabalho, use-o como túnica, sobre umas leggings e aposte nos acessórios, como um pendente ou um lenço.
3. Se tem um pouco de peso a mais, acumulado na barriga, afaste-se de vestidos com estampados grandes e uniformes. Prefira sempre estampados miudinhos e disformes, que façam o olhar circular.
4. Para afunilar a figura, é boa ideia apostar em colares longos e em lenços, não volumosos, que vão dar a ilusão de comprimento ao coordenado e ao look final.
5. Se o vestido for de corte direito, é bom evidenciar a cintura, usando um cinto fino, cuja ponta pode terminar com dobra, para dar mais comprimento ao look final.
6. Tenha sempre cuidado com a escolha das cores e dos tecidos. Evite vestidos brancos no local de trabalho, que rapidamente se sujam e que lhe podem dar um ar desleixado muito rapidamente. Por outro lado, vestidos em malhas, muito justos na barriga, são perigosos porque podem chamar a atenção para a mesma.
Confira ainda:
Roupa "para trabalhar"! (dicas da mini-saia)
Roupas citadinas e activas para o trabalho! (dicas da mini-saia)
Rentabilize o seu guarda-roupa: visuais para o trabalho! (dicas da mini-saia)