Maria Bonita - entre Portugal e o Nordeste brasileiro
Maria Bonita é uma das marcas brasileiras que mais me inspira. Antes de tocar nos materiais e de ver as peças ao vivo e a cores, já era fã do que via em sites e blogs brasileiros. Por isso, mal deitei olho numa loja da marca, fiz questão de entrar. Depois de meter conversa com uma das funcionárias, percebi que a coleção que estava a ver e a tocar tinha sido inspirada, imaginem, em Portugal e no nosso artesanato!
Fiquei abismada e algo envergonhada pela minha ignorância em relação a esse facto. Esquecendo os preços (bem mais acessível é a segunda linha, a Maria Bonita Extra), as peças eram bem interessantes - com estampados a lembrar os azulejos, com sapatos com cortiça e detalhes coloridos, que podem espreitar abaixo, nas fotos que tirei.
Quanto ao desfile que assisti na Bienal, já com a coleção Outono-Inverno 2012, "Dias do Norte", o mesmo teve como principal inspiração o Nordeste brasileiro. Coordenados virados para a natureza, muitos castanhos e verdes, foram vistos desfilar num mosaico de folhas (lindo!).
Destaque ainda para o jogo de texturas nas peças, os penteados e os chapéus (nalguns deles foi usado o cabelo das próprias modelos), os oxford shoes com salto, bem com as malas e as bolsas que iam aparecendo, em alguns coordenados.
Ironicamente ou não, a bossa nova das Águas de Março acompanhou o desfile, enquanto que, na rua, um dilúvio caía e quase me fazia perder o desfile e ficar presa numa estrada completamente inundada...