Roupa e lojas vintage - como comprar e usar?
Numa altura em que parece que andamos todas de igual, com roupa e acessórios das mesmas lojas, nada como juntar ao nosso guarda-roupa apontamentos vintage, que ajudam, e muito, a fazer a diferença, através de peças únicas e originais.
O que é vintage, afinal? Quando se pensa em vintage, estão em causa roupa e acessórios antigos, que tenham pelo menos 20 a 25 anos de idade, ou mais. Nem tudo, por isso, é verdadeiramente vintage...
E onde encontrar estas peças? Nos baús das mães e avós e em lojas da especialidade (ou feiras de segunda mão), que começam a aparecer em vários pontos do país.
Se for adepta das lojas ou feiras, tenha muito cuidado no momento da compra - analise sempre bem a peça, certifique-se que está bem limpa, sem manchas e sem odores.
No que diz respeito aos acessórios, é importante analisar fechos, bolsos, olhar bem para o interior das peças (nomeadamente se foram malas ou carteiras), de modo a não comprar gato por lebre.
Há, no entanto, peças que não aconselho a compra - os sapatos, por exemplo, não se conseguem limpar e, por isso, não é boa ideia adquirir e usar sapatos que foram usados há 20 anos atrás.
Depois de adquiridas as peças, e no momento de as usar, o truque passa por conjugar as mesmas com outras, mais recentes e atuais. Desta forma, consegue-se um look não datado, perfeitamente atual, mas com um toque distinto e marcante.
Quanto à lavagem, evite sempre colocar estas peças na máquina - lave-as à mão, sempre em separado, com água a uma temperatura baixa e com um detergente suave. Depois, no momento de as guardar, pode e deve recorrer a produtos anti-traça, para evitar que se deteriorem mais rapidamente.
Pessoalmente, sou fã de peças vintage.
Gosto particularmente de as procurar online, sobretudo na Vinted, onde a oferta de produtos vintage de luxo é imensa. Para terem uma ideia, já adquiri dois casacos, um em pele branca, super bonito e diferente, curto e com botões dourados, e um casaco curtinho, da YSL - que é das peças mais bonitas que tenho no armário.
Tudo por um preço interessante, atendendo a qualidade e o design das peças - bem originais e não comparáveis a muito do que vemo hoje em lojas de fast fashion.
No que diz respeito às lojas físicas, e em Lisboa, por exemplo, e para além da Feira da Ladra, já encontrei ótimos achados em lojas de segunda mão, com secções vintage (como a Humana, por exemplo, que tem inclusivamente lojas apenas Vintage), bem como na loja A Outra Face da Lua.
Se também são fãs de peças vintage, aqui ficam as coordenadas atuais de várias lojas da especialidade:
A Outra Face da Lua
Rua da Assunção, n.º 22, Lisboa
Ás de Espadas
Calçada do Carmo, n.º 42 (Chiado), Lisboa
Du Chic à Vendre
Rua Azedo Gneco, n.º 80 A, em Campo de Ourique, Lisboa.
Lojas Humana
Várias localizações - sendo que uma das minhas preferidas, com muitas peças vintage, fica na Almirante Reis.
Tropical Bairro
Rua de São Cristóvão, n.º 3, Mouraria - Lisboa.
Maria Gonzaga