Rugas - dúvidas e respostas!
As rugas são uma certeza - muitas vezes, começam a fazer-se notar através das linhas de expressão (em consequência da repetição constante de determinados movimentos faciais, como o franzir da testa), instalando-se depois, em definitivo, no nosso rosto.
Cada pele é única e o modo como se comporta às agressões externas difere de pessoa para pessoa. Saiba, por exemplo, que uma pele oleosa, não obstante poder exigir mais cuidados durante a adolescência ou início de idade adulta, é uma pele menos propensa ao surgimento (precoce) de rugas.
Por outro lado, cada pele poderá estar mais ou menos exposta às causa do envelhecimento da pele, que já enumerei aqui. Dentro delas, sublinho sempre o sol, como um dos maiores inimigos da pele, e aquele que tende a causar mais rugas (para além de manchas e de outras maleitas, mais ou menos graves).
Cellular Power Infusion de La Prairie - uma infusão poderosa, que actua directamente nas células, revelando uma nova pele.
O tabaco é outra causa de envelhecimento da pele que muitas vezes é descurada. O Dr. Nick Lowe, no seu livro Adeus às rugas, escreve que um fumador na casa dos quarenta pode ter tantas rugas como um não fumador na casa dos sessenta... Dá que pensar, sem dúvida!
No fim da lista das causas do envelhecimento da pele, mas nem por isso menos importante, está a falta duma rotina de hábitos de cuidado do rosto. É incrível, mas é verdade: em pleno Séc. XXI, ainda são muitas as mulheres que se deitam sem lavar o rosto ou sem colocar um hidratante apropriado.
Se se revê no que escrevi, equacione mudar de hábitos! Limpe, tonifique e hidrate, sempre. E não se esqueça da protecção solar pela manhã, sobre o hidratante diário, ou através do mesmo (no caso de conter FPS) - todos os dias, mesmo no Inverno.
A esta mudança de mentalidades e de hábitos liga-se a questão da idade a partir da qual devem ser usados produtos anti-rugas! Prevenir rugas é diferente de as tratar! Estas, bem como as linhas de expressão, uma vez instaladas, podem ser preenchidas e, com isso, diminuídas!
No entanto, antes de aparecerem, sou apologista da prevenção! Não sou defensora de que se deve traçar uma idade rígida a partir da qual os produtos anti-rugas devem ser usados. Cada uma de nós deve tentar perceber as necessidades da sua pele - se for uma pele, por exemplo, que tenha apanhado muito sol (escaldões até) na adolescência, é boa ideia começar a usar cedo este tipo de produtos, lado a lado com a protecção solar diária.
Youth Infusion Serum da Givenchy - um sérum que ajuda a reforçar os mecanismos de defesa e reparação da pele.
Por outro lado, se tem uma pele seca e fuma, por exemplo, deve começar também o quanto antes a prevenção, dando especial destaque ao contorno dos lábios (zona muitas vezes esquecida, mas para a qual já existem produtos específicos e muito eficazes).
Posto isto, há uma questão que se impõe: que produtos usar, para prevenir e para tratar as rugas? Em breve revelarei por aqui alguns desses produtos, bem como dicas úteis (e muito fáceis de pôr em prática) que podem ajudar a sua pele a manter-se jovem por mais tempo...