Manchas na pele (as causas)
Com este post, e seguindo o desejo de muitas leitoras, fãs da página do mini-saia no Facebook, começo a analisar um problema de pele que, infelizmente, afecta muitas mulheres portuguesas: as manchas.
E nesta altura do ano, findas as férias, são muitas as mulheres que se queixam do mesmo: manchas inestéticas em locais bem visíveis, como a zona superior dos lábios ou o contorno dos olhos.
Como sabemos, a nossa pele tem uma cor natural, a que nós chamamos de pigmentação. E as células responsáveis por essa cor recebem o nome de melanócitos. São os eles que produzem os pigmentos (a melanina). E quando essa produção, por alguma razão, se descontrola, surgem as manchas.
Quais serão então as principais causas do aparecimento de manchas na nossa pele?
1. Os raios solares são, sem dúvida, uma das principais causas.
De facto, a radiação UV, apesar de tão agradável, numa primeira abordagem, atravessa a epiderme e estimula as células responsáveis pela pigmentação da pele (os melanócitos). Consequentemente, alguns destes melanócitos começam a produzir, de forma exagerada, enormes quantidades de melanina, de forma contínua e desregulada. Resultado? Essa melanina, uma vez acumulada, forma as manchas que se tornam visíveis.
2. O envelhecimento da pele.
Costuma-se dizer, com razão, que a pele vai acumulando os erros do passado e isso acontece também ao nível das manchas.
Desta forma, é normal que, com o passar dos anos, zonas mais expostas aos raios solares durante a vida (rosto, pescoço, mãos) comecem a apresentar algumas manchas.
3. As mudanças hormonais, resultado de uma gravidez ou da toma de contraceptivos orais, podem levar ao surgimento de manchas, porque desregulam o normal funcionamento das nossas células.
4. O uso de substâncias fototóxicas.
Muitas vezes, durante a exposição solar, alguns perfumes, essências ou medicamentos usados, podem promover o aparecimento de manchas castanhas, que surgem como reacção da pele (e das suas células), normalmente mais sensível.
5. As lesões na pele.
Todas nós sabemos que uma pele lesada, com cicatrizes (queimaduras, lesões inflamatórias, como o acne), é uma pele propensa ao desenvolvimento de manchas hiperpigmentadas.
Analisadas as causas, no próximo post veremos como evitar e como tratar o problema.