As causas do envelhecimento da pele
São várias as causas que determinam o envelhecimento precoce da nossa pele. Todos nós sabemos que o envelhecimento da pele é inevitável, mas podemos retardar as primeiras rugas, manchas ou linhas de expressão, cuidando e protegendo o rosto convenientemente.
Assim, e porque nunca é demais lembrar, aqui ficam algumas das principais causa do envelhecimento (precoce) da pele:
1. O sol e a falta de proteção solar adequada.
Os raios nefastos estão em todo o lado, mesmo no escritório ou dentro do carro, em dias de céu azul ou de céu cinzento, pelo que proteger é mesmo o melhor remédio!
2. Fumar.
Hoje em dia não restam dúvidas de que fumar aumenta mesmo o envelhecimento da pele (visível nas linhas de contorno dos lábios, por exemplo). O Dr. Nick Lowe, no seu livro Adeus às rugas, diz mesmo que um fumador na casa dos quarenta pode ter tantas rugas como um não fumador na casa dos sessenta... De que está à espera para apagar o cigarro?
3. O stress.
A falta de descanso adequado tende a provocar pálpebras descaídas, olhos inchados, bem como o aumento das linhas vulgarmente designadas como linhas de preocupação.
1. Advanced Night Repair Concentrate da Estée Lauder - uma cura para a pele que necessita de uma vitalidade. 2. Tri-Aktiline Agente de Preenchimento Instantâneo de Rugas Profundas da Goodskin Labs (com uma acção imediata). 3. Lip Anti-Age Treatment da NewPeptin (anti-rugas específico para a zona de contorno de lábios). 4. Concentrated Reconstructing Serum da Algenist (em exclusivo na Sephora). 5. Smooth-365 Sérum de Péptidos Suvizante + Luminosidade intensivo da Goodskin Labs.
4. O consumo (excessivo) de álcool.
Não se trata aqui de beber um copo de vinho à refeição, mas sim abusar, continuadamente, de bebidas alcoólicas. Isto acontece porque o excesso de álcool tende a provocar retenção de líquidos, o que vai provocar alterações nos vasos sanguíneos e, consequentemente, inchaços que se tornaram visíveis na pele.
5. Falta de exercício.
Trata-se aqui de exercício, ainda que leve e sob a forma de caminhadas, diário e regular. A falta dele, aliado a hábitos de vida pouco saudável levam a problemas de má circulação, palidez, acumulação de gorduras e, consequentemente, uma aparência mais envelhecida.
6. Alimentação pouco saudável.
Aquilo que comemos acaba, invariavelmente, por se refletir na nossa pele. Assim, é importante ingerir alimentos saudáveis, muita água, fruta e peixe, evitando o consumo excessivo de gorduras e açúcares.
7. Falta de rotinas de tratamento do rosto.
Por muita informação que circule, ainda existem pessoas que não cuidam convenientemente da sua pele. Muitas vezes, têm os produtos em casa, mas não os aplicam, por esquecimento ou desleixo e o resultado vai-se fazendo notar na epiderme.
Limpar, tonificar e hidratar - aplicando um sérum pelo meio e um creme de contorno de olhos - são passos que farão toda a diferença na sua pele. No que às rugas diz respeito, o uso de produtos adequados pode ajudar a prevenir o seu aparecimento, ou então tratar das existentes, melhorando o aspecto da sua pele.
E não se esqueça que é à noite e durante o sono que a pele regenera, pelo que deve aplicar produtos específicos de tratamento nessa altura, para acordar com uma aparência descansada e mais bonita!
1. Crème Tisane de Nuit Vinexpert da Caudalíe (creme anti-rugas de noite, para peles desvitalizadas). 2. Creme de dia Abeille Royale da Guerlain. 3. Eccelenza 5 da Andrea Valomo (um creme que restaura e mantém o equilíbrio da pele, suavizando rugas e linhas de expressão). 4. Sérum Fermeté Vinexpert da Caudalíe (sérum de firmeza, para peles desvitalizadas). 5. Espuma Hidratante Anti-Envelhecimento de acção profunda com FPS 15 da Olay Definity. 6. Creme de dia Q10 Plus Anti-Rugas da Nivea.