Depilação em tempo de férias
Em tempo de férias e para quem faz cera durante o Inverno, é difícil, senão impossível, manter os pêlos em tamanho próprio para ir à esteticista, pelo que há que procurar métodos alternativos à cera, que se adeqúem melhor ao tempo de férias e às idas sucessivas à praia.
Por isso, não há dúvida de que a lâmina, os cremes, as máquinas depilatórias e as bandas de cera descartáveis, sobretudo para áreas pequenas, como o buço, são os métodos mais usados pelas mulheres nesta altura.
A lâmina e os cremes depilatórios são métodos muito práticos e acessíveis. Usam-se no duche e de forma rápida. Porém, tendem a tornar os pêlos mais fortes e espessos e devem ser métodos de último recurso, pois não retiram o pêlo pela raiz.
Lâmina Gillette Vénus. Conjunto de depilação Satinelle da Philips, de edição limitada. Máquina Rowenta Aquaperfect Massage. Bandas depilatórias Veet.
As bandas de cera são e estão cada vez mais práticas. Aquecem-se com as mãos e são igualmente acessíveis. Porém, nem sempre são muito eficazes, sobretudo em áreas grandes do corpo e é preciso algum jeito para as aplicar com sucesso.
Por fim, o meu método preferido nesta altura é, sem dúvida, a máquina depilatória. E porquê? Porque consegue retirar os pêlos pela raiz, mesmo os mais curtos, porque já é possível encontrar modelos recarregáveis, alguns podem ser usados no duche e porque cabem na mala de viagem (podendo ser usados em qualquer lugar).
Todavia, nem tudo são rosas, ao nível deste método - as máquinas depilatórias não são baratas e podem ser dolorosas, sobretudo nas primeiras aplicações. Porém, são um investimento que compensa, a curto prazo e, com o uso, a dor acaba por se suportar bastante bem.
A minha máquina do momento: a Rowenta Aquaperfect Massage, que pode ser usada no duche, graças ao sistema Wet&Dry. Possui ainda a tecnologia Rowenta Micro-Contact®, que permite elimina até os pêlos mais curtos (desde 0,5m) e tem uma cabeça exclusiva de hidromassagem!
Acima de tudo, é fundamental escolher o método que melhor se adapte às suas necessidades e aprender a aplicá-lo correctamente. Para ajudar, aqui ficam algumas dicas a ter em conta:
- Evitar colocar creme logo a seguir à depilação (excepto se for pós-depilatório) – jactos de água fria sobre a pele podem ser uma alternativa, pois ajudam a fechar os poros, evitando pêlos encravados.
- Nunca proceder à depilação antes de ir para a praia ou de se submeter ao sol – o ideal é fazê-lo à noite, para evitar manchas de pigmentação nessas zonas que, por estarem mais sensíveis, estão menos protegidas do sol.
- Nunca descure a protecção solar, do rosto e do corpo (nomeadamente, na área do biquíni, que muitas vezes fica com manchas solares, resultantes da depilação e da falta de protecção solar adequada).
- Esfoliar a pele dois a três dias antes da depilação, para evitar pêlos encravados e tornar a depilação mais eficaz.
