100 anos de NIVEA
Tudo começou em 1911 - com um espírito empreendedor fora de série, o farmacêutico Dr. Oscar Troplowitz, o dermatologista e Professor Dr. Paul Gerson Unna e o químico Dr. Isaac Lifschütz uniram os seus espíritos curiosos e partilharam o seu know-how e sentido intuitivo sobre as necessidades da pele.
Publicidade de 1934.
Desta união nasceu um creme alemão que iria revolucionar o mundo dos cuidados da pele de todo o mundo. Pela primeira vez, foi possível combinar, na mesma solução estável, água e óleo. Enriquecido com lipídos hidratantes, óleos e uma fragrância delicada, nasceu uma lenda branca cor de neve, que veio escrever a história da marca.
Publicidade de 1937.
O creme, ao qual chamaram NIVEA, rapidamente se tornou famoso. E o mais curioso é que, quando "nasceu", foi colocado numa embalagem amarela, inspirada no estilo Art Nouveau (que podem espreitar abaixo)!
A evolução da lata.
A lata azul, que hoje tão bem conhecemos, só foi lançada em 1925, tendo sido criada por um comandante naval, Juan Gregorio Clausen, que se inspirou no azul do mar. A nova embalagem, bem mais sóbria que a anterior, era mais adaptada ao Pós-Guerra e acabou por ser um sucesso, tendo-se mantido, com poucas alterações, até aos dias de hoje.
Publicidade de 1937.
Passados 100 anos, não é à toa que nos mais de 200 países em que é comercializada, a NIVEA é a marca de cuidados de pele mais reconhecida. Por isso mesmo, e em jeito de homenagem, aqui ficam os meus parabéns à marca!
Publicidade de 1939.
Deixo-vos com algumas imagens de publicidade antigas da NIVEA, em Portugal - que, pessoalmente, adoro conhecer!
Publicidade de 1961.
Publicidade de 1963.
Publicidade de 1967.
Publicidade de 1975.