Casamentos - o vestido de noiva
Para a noiva, a principal preocupação recai na escolha do vestido – nesta decisão, mais do que seguir tendências, o fundamental é escolher um vestido com um corte intemporal, que favoreça a noiva e o seu tipo de corpo, e que tenha em conta o local onde o casamento se realizará e o próprio tipo de cerimónia a ter lugar.
Por isso, se for a noiva, deve sempre ver muita coisa, visitar várias lojas, experimentar bastante e contar com a ajuda de alguém próximo e de confiança (a mãe ou a melhor amiga, por exemplo). Levar à loja uma pequena “multidão” de amigas pode não ser uma boa ideia, isto porque se arrisca a receber várias opiniões, nem todas no mesmo sentido e, muitas vezes, dificilmente conciliáveis entre si.
Tente não ceder a pressões externas e procure saber, acima de tudo, o que quer para si, como se vê a entrar na Igreja ou no local reservado à cerimónia.
Tente, para o efeito, fazer o seguinte exercício, que poderá ajudar: imagine-se a ver as fotos do casamento, com o vestido escolhido (e eventualmente com o véu), daqui por 10, 20 anos. Ainda estará satisfeita com a opção que fez ou não? Se achar que a resposta não poderá deixar de ser positiva, então avance, sem pestanejar.
E não se esqueça de ser realista - ter em conta o budget antes de entrar na loja é muito importante. Assim, evita provar um vestido de €3.000, ficar a sonhar com ele, quando sabia, desde sempre, que nunca o escolheria...
Outras dicas úteis a ter em conta:
* Procure o vestido vários meses antes do casamento - não se esqueça de que são feitas várias provas antes, pelo que é importante escolher com calma e ter tempo para tudo.
* Visite várias lojas e não se fique apenas por uma. Visitar 4 a 5, ou até mais, pode ser realmente importante, porque a ajudará a decidir com maior precisão.
* Se for baixinha ou tiver um pouco de peso a mais, equacione fazer um vestido por medida. Terá a certeza de conseguir um modelo adaptado ao seu corpo, que, desta forma, o poderá valorizar e tornar mais bonito.
* Não descure a lingerie - no momento da escolha do vestido, assegure-se sempre que existem soutiens para o mesmo e para o seu peito. Existem até lojas especializadas (a Dama de Copas, por exemplo) que aconselham a compra prévia do soutien.
* Quando for experimentar vestidos ou nos dias de provas do seu, não leve maquilhagem (nomeadamente, base) no rosto, para evitar manchar os modelos.
* Assim que tenha adquirido os sapatos a usar, leve-os às provas. Este gesto é fundamental para acertar a altura do vestido.
* Tente andar com os sapatos que vai usar em casa, durante alguns dias antes da cerimónia, para se ir habituando a eles e evitar dores desnecessárias.