Dicas de beleza dos Anos 40
Recebi ontem duma amiga muito especial (obrigada, Marta!) um livro fantástico - A vossa beleza, de Cheryl Hutton. Um livro de dicas de beleza, de 1945!
Ando deliciada, a lê-lo, e completamente espantada com a actualidade de alguns temas e com a forma como a autora trata a beleza e a maquilhagem. Partilho, por isso, hoje um pequeno excerto (e contem com mais, em breve):
"Ser coquette é ser feminina.
Trate a sua pele diariamente com método e persistência. A pele é tão delicada como um tecido fino. O uso dos chamados "Produtos de beleza" protegem-na contra o excessivo calor, o frio demasiado e o vento rijo.
Certamente tem reparado nas camponesas e nas mulheres do povo as quais, na sua quási totalidade, aos vinte anos estão enrugadas e aos trinta, têm a pele ressequida e vincada. Devido ao sol, ao ar do mar, ao vento, etc., as peles secam e estragam-se se não forem alimentadas e limpas convenientemente."
(Por esta ordem de ideias, nos anos 40, estando eu nos Açores, a trabalhar no campo e junto ao mar, já com 30 anos contados, estaria com a pele completamente vincada...)