Prevenir e tratar manchas na pele
Se não tem manchas na pele, previna-as:
1. Aplique sempre um creme hidratante com protecção solar. Se for especialmente branquinha, use por cima do mesmo um protector solar com elevado nível de protecção solar.
2. Se faz depilação a cera no buço, opte por o fazer só à noite ou no final do dia.
3. Depois da depilação, use um creme calmante pós-depilatório, e de for durante o dia, aplique por cima um protector solar com um índice de protecção solar elevado.
1. Fluído protector pro-juventude SPF 15 da Dior. 2. Dermalogica Pure Light SPF 30, da Linha ChromaWhite anti-manchas da Dermalogica. 3. Creme de Dia da linha Active d'O Boticário, com FPS 25. 4. Creme de Dia DayWear da Estée Lauder, com SPF 15. 5. Creme de Dia Superdefense da Clinique, com SPF 25.
4. Quando fizer praia, intensifique a aplicação do protector solar de rosto e use sempre chapéu.
5. Não se esqueça da zona de contorno de olhos - tente usar um creme de contorno de olhos com protecção solar.
Se já tem manchas, trate-as:
1. Use esfoliante duas vezes por semana (confira a receita de esfoliante caseiro que indico abaixo), de modo a ir retirando as células mortas e, com isso, aquelas que são responsáveis pela pigmentação acentuada do rosto.
2. Use produtos que actuem nas manchas e que podem ajudar a reduzir gradualmente o seu aspecto,nomeadamente séruns, que vão actuar directamente sobre as mesmas.
1. Sérum C-12 Concentrate da Dermalogica. 2. Vinoperfect da Caudalie - Sérum Luminosidade Anti-Manchas. 3. Sérum Even Better Clinical Dark Spot Corrector da Clinique. 4. Protector solar de Rosto anti-manchas RoC SOLEIL PROTEXION+ IP50+ Very High Protection Actif Anti-Brown Spot. 5. Soleil Divin - protector solar de rosto anti-oxidante da Caudalie, com IP 50.
3. Se as manchas são na zona do contorno de lábios, troque o método de depilação usado. Por exemplo, substitua a depilação a cera pela linha, de modo a não agredir tanto a pele.
4. Use durante todo o ano um protector solar com elevado índice de protecção solar. Existem mesmo protectores solares que ajudam a tratar e a prevenir manchas, como o da RoC, que mostro acima.
5. Se quiser uma solução mais rápida, procure tratamentos despigmentantes, que são feitos em alguns Centros de Estética, por profissionais credenciados. A Dermalogica, por exemplo, oferece tratamentos assim, que podem ser bastante eficazes, sobretudo para manchas relativamente recentes.
Esfoliante caseiro para o rosto:
Misture duas colheres de flocos de aveia com duas colheres de mel. Passe a mistura no rosto, previamente limpo, com movimentos circulares, insistindo um pouco mais nas zonas afectadas pelas manchas. Depois retire tudo com água morna e aplique o seu sérum ou o seu hidratante de rosto, no caso de não usar sérum. Este esfoliante pode ser usado duas vezes por semana, preferencialmente à noite.