Ao estilo de... Jacqueline Kennedy Onassis
Existem mulheres que marcaram uma época e continuam a marcar, por muitos anos que se passem. Autênticos ícones de estilo, cujas roupas ditaram verdadeiras tendências, um pouco por todo o mundo.
São mulheres que ainda hoje servem de referência e de inspiração e que, por isso, merecerem um lugar de destaque no mini-saia. Assim, a partir de hoje, vou recordar algumas dessas mulheres, sempre com um objectivo didáctico subjacente - a inspiração constante e as lições de estilo, que nos deram e que nos continuam a dar (até porque a moda é cíclica e fortemente inspirada por tendências passadas).
E, como não podia deixar de ser, começo a rubrica com uma das minhas figuras de referência de sempre - a linda Jacqueline Kennedy Onassis. A norte-americana que se tornou conhecida como Primeira Dama dos EUA, e que mais tarde se casou com um dos homens mais ricos do mundo, de quem ganhou o sobrenome que a acompanhou até à morte.
A sua vida complicada nunca lhe tirou o bom-gosto e o estilo inconfundível e, apesar de muitas das memórias chegadas até hoje serem em fotografia a preto e branco, a verdade é que, mesmo sem cor, o estilo de Jackie foi absolutamente único e ainda hoje pode e deve servir-nos de referência.
Para o comprovar, analiso hoje aqui o gosto que a ícone de estilo tinha por peças em rosa e coral - duas cores que, curiosamente (ou talvez não) marcam esta Primavera-Verão. Desde peças lisas a outras estampadas, Jacqueline sabia o que lhe ficava bem e não tinha medo de arriscar na cor. Fiquem, por isso, com algumas imagens que o comprovam e que mostram bem porque esta mulher deixou a sua marca no mundo da moda do Século XX.