10 meses de amamentação
Por aqui, sem traçarmos metas ou objetivos, chegamos aos 10 meses de amamentação.
Não sei durante quanto mais tempo amamentarei, mas sei que chegamos aqui sem grandes sacrifícios, mezinhas ou truques.
Por isso, o motivo que me leva a escrever este post prende-se com o facto de saber que há muitas mães desse lado, prestes a começar a experiência da maternidade, que podem vir a ter dificuldades com a amamentação (desejando ultrapassá-las).
Para elas, aqui fica um pouco do meu testemunho e do que acho ser importante, para conseguir amamentar com êxito!
Antes de mais, confiar em nós e no que a natureza sabiamente consegue fazer. Nós conseguimos amamentar, sim, temos leite suficiente, sim, ele não é fraco - muito pelo contrário, contém todos os nutrientes necessários ao nosso bebé!
Por outro lado, bloquear influências externas negativas, más vibrações, opiniões que, em vez de ajudar, só atrapalham. Se estiverem nervosas, peçam para quem estiver por perto se afastar. Peguem no vosso bebé e coloquei sobre o vosso peito, deixando-o explorar, sentir o vosso calor e, de forma natural, encaminhar-se para a mama e, assim, comer.
Não se preocupem em contar tempos ou quantidades de leite. Certifiquem-se apenas que vão oferecendo maminha sempre que acharem que ele necessita. O bebé, quando nasce, tem um estômago super pequeno, pelo que basta uma quantidade pequena de leite para ele ficar saciado e bem.
Durmam com eles por perto, para facilitar as mamadas noturnas. Se é fácil? Honestamente, nem sempre. Mas o co-sleeping ajuda bastante a que tudo flua melhor, permitindo-nos descansar efetivamente, mesmo com a amamentação noturna.
Aprendam a amamentar deitadas. Pode parecer estranho no início, quando ainda temos pouca prática, mas, com o tempo, esta prática é ótima para conseguirmos descansar, e para que, durante a noite, o esforço seja mínimo, para ambas as partes, o que acaba por influenciar a qualidade do sono.
Quando estiverem a amamentar, deixem fluir apenas boas energias. Evitem pensar em assuntos tristes ou que vos estejam a preocupar. Desta forma, a ocitocina (a hormona que ajuda o leite fluir) pode ser libertada!
Por fim, se, mesmo assim, tiverem dificuldades, peçam ajuda de uma Consultora de Amamentação. Há várias, espalhadas um pouco por todo o país, que podem dar uma ajuda eficaz a este nível. E, acima de tudo, nada de desistir ao primeiro obstáculo, se é realmente vosso objetivo e vontade amamentar!