10 mandamentos de moda e beleza para 2021
Aqui ficam, em traços largos, alguns dos meus mandamentos para 2021, no que à moda e beleza diz respeito.
Em todos eles, há um sentimento comum: a diminuição do consumo, e, quando estritamente necessário, um consumo mais consciente e ponderado.
Para além disso, ando numa fase minimalista, em que quero evitar excessos. Libertar-me o que está a mais, evitar acumulações do que quer que seja, viver mais livre e mais focada no que é essencial.
Acreditem que são pequenos gestos, nada complicados, como se quer, que aqui ficam escritos, para eu não esquecer...
1. Comprar menos e de forma mais consciente.
Manter um armário cápsula, mais minimalista, oferecer ou continuar a colocar à venda no Micolet as peças que já não uso, e tentar potenciar, ao máximo, as peças que realmente gosto e que combinam comigo, e com o meu estilo.
Curiosamente, tinha este mesmo mandamento para 2020 e foi dos que melhor cumpri. Ao longo de todo o ano, comprei pouquíssimo e o pouco, de novo, que entrou no meu armário foi fruto de ofertas ou parcerias. Claro que continuo a adorar moda, mas percebi que não preciso da roupa ou dos acessórios para ser feliz, e que, ao longos deste 40 anos de vida, já tenho um armário bem interessante, com peças que adoram e que vão dando, na perfeição, para a vida que tenho.
2. E por falar em armário cápsula, usar peças que estão "encostadas" há mais tempo. Para o efeito, tenho-me forçado a levar mais longe certos exercícios de styling, alguns dos quais partilhados convosco no meu Instagram (@monicalice).
3. Continuar a cuidar da minha pele convenientemente: maquilhagem sempre retirada à noite, limpeza feita em condições, sérum e creme, proteção solar diária, mesmo quando não está sol. Ah, e esfoliações e máscaras regulares, que ajudam, mesmo, a manter uma pele bonita e sem impurezas ou imperfeições.
Nesta fase de uso constante de máscara, tenho apostado a fundo na técnica do double cleansing - que significa, em traços largos, limpar a pele duas vezes - a primeira com um produto com água e a segunda com um disco de limpeza. Tudo para evitar o temido maskne.
4. E por falar em cuidados de beleza, tentar dar uso a todos os produtos que tenho abertos. Este propósito é um pouco difícil de cumprir, sobretudo porque recebo muita coisa e quero sempre experimentar mil produtos novos, para conseguir escrever sobre eles...
Mas tenho consciência que a minha pele não adora misturas e, por isso, tenho tentado, cada vez mais, ser fiel às mesmas rotinas, tentando usar um produto do início ao fim.
5. Manter a prática diária de exercício físico.
Confesso que tenho saudades das aulas de Pilates e de Yoga do Holmes Place, mas tenho praticado em casa, sempre que posso.
Para além disso, e como deixei de andar de transportes públicos, faço várias caminhadas diariamente, algumas das quais de vários quilómetros, o que ajuda a manter a boa forma física, ao mesmo tempo que distrai a mente.
6. Tentar não me esquecer de aplicar, sempre, um óleo ou creme para a celulite e firmeza. A idade não perdoa e nada como um miminho extra para ajudar à elasticidade da pele. É verdade que os cremes, sozinhos, não fazem milagres, mas se lhe juntarmos exercício físico e uma boa alimentação, os "milagres" podem acontecer.
E desde que descobri este óleo anti-celulite de Bétula da Weleda que aplicar este género de produto, mesmo em pleno inverno, passou a ser um enorme prazer. Faço-o logo após o banho, é rapidamente absorvido e posso-ve vestir-me de imediato, sem medo de manchar a roupa.
7. Tentar diminuir o consumo de açúcar. Eu, viciada em chocolate, me confesso. Depois desta época de festas e disparates, em termos de doces e sobremesas, é mais que tempo de deixar o açúcar e limitar o chocolate a um quadradinho por dia, no máximo, sempre de chocolate negro.
8. Alimentação Macrobiótica.
Um dos objetivos para 2020 era consumir cada vez menos carne. Mal sabia eu que o fim de maio me traria a alimentação macrobiótica e todas as vantagens que resultam da mesma. Desde então, só toquei em carne fora de casa e por não ter outra opção (a "Alcatra" da mãe, na ilha Terceira, não conta!).
9. Mais água, chá verde ou tisanas.
Confesso que há fases em que me descuido na ingestão de líquidos e tenho plena consciência de que não devia ser assim. De todo o modo, ter uma garrafinha sempre por perto, no verão, ou apostar em tisanas, deliciosas, no tempo frio, numa garrafa térmica portátil, é meio caminho andado para o sucesso!
10. Cuidar mais e melhor do meu cabelo.
No ano passado, andava numa fase de cabelo alisado.
Neste ano, e numa direção totalmente aposta, decidi acolher novamente os meus caracóis, desta feita num corte mais curto, com franja, feito por quem melhor conhece o meu cabelo e o sabe cortar como ninguém - a Maria Lourenço.