10 dicas de beleza para recém-mamãs
Um dos meus mais recentes artidos para o portal Betrend foi sobre dicas de beleza para recém-mamãs. Para quem não teve oportunidade de ler, aqui ficam as dicas, que penso que vos podereão ser úteis...
A vida muda muito (mesmo) quando somos mães.
Muda para melhor, claro está, mas, nas primeiras semanas/meses, é normal nos sentirmos sugadas pelo tempo, que parece não chegar para nada.
Nesta altura, todos os cuidados são poucos para os nossos bebés. E o tempo para cuidar de nós é praticamente nenhum ou, quando existe, está contado e limitado pelo bebé.
Achei esta ilustração da Sara-a-Dias para o blogue A Mãe é que sabe uma delícia, ideal para ilustrar este post.
Cá em casa, depois do nascimento da filhota, o meu ritual de beleza mudou um pouco, pelo menos no ritmo, passando a ser um pouco mais acelerado (sobretudo pela manhã). Mas isso não significa que não me cuide! Aliás, esse cuidado é fundamental, para nos sentirmos bem na nossa pele – o que acaba por transparecer e transmitir-se aos filhotes.
Para ajudar quem está desse lado, e se prepara para ser mamã, aqui ficam algumas dicas e truques, fruto da experiência de quem foi mãe há mais de 4 meses:
- Pela manhã, aproveite o tempo em que o seu bebé (ainda) está a dormir para despachar logo o banho, a hidratação, o cabelo e a maquilhagem. Pode não conseguir, por ele despertar mais cedo. Mas, no caso dele ainda se encontrar a dormir, não fique “na ronha” mais um pouco e tome logo um duche rápido, vestindo outra roupa (andar o dia todo de pijama não é, de todo, boa ideia).
- Potencie o banho ao máximo, usando, por exemplo, condicionadores de corpo – são produtos que hidratam, durante o banho, dispensando o uso de creme hidratante a seguir.
- Mesmo que não use o hidratante, não descure a aplicação de um antiestrias na zona da barriga. As estrias podem aparecer mesmo depois do parto, pelo que todo o cuidado é pouco para as evitar.
- Pessoalmente, sou fã dos produtos de firmeza, que acho que devem ser combinados com os produtos antiestrias, na zona da barriga, ancas e pernas, para a barriga voltar rapidamente “ao sítio”.
- Se não tiver tempo para aplicar produtos para estrias e firmeza pela manhã, faça-o à noite, depois de ter adormecido o seu bebé. Tome um banho rápido, para relaxar e conseguir que a pele absorva melhor os produtos e aplique os mesmos com uma massagem suave.
- Maquilhagem em 5 minutos? Sim, é possível, e dá imenso jeito nesta altura das nossas vidas. Abuse dos BB Creams (que substituem os hidratantes e dão cor ao rosto, uniformizando a tez), coloque máscara nas pestanas, blush e um pouco de batom ou gloss. Fácil, certo?
- Se está a amamentar, não descure a aplicação de um hidratante específico para o peito, que evitará que os mamilos fiquem gretados. Privilegie um produto que possa ser aplicado mesmo antes da amamentação, sem ser necessário limpar qualquer vestígio do mesmo.
- Muito se discute o uso da cinta pós parto. Na minha opinião, fundamentada na experiência pessoal e nos conselhos da fisioterapeuta que me seguiu nas aulas de ginástica pré e pós-parto, a cinta pós-parto deve ser evitada ou reservada só para situações especiais, de modo a não "desleixar" os tecidos, e a fazê-los exercer a função de elasticidade a que se destinam.
- Ingira muita água (estando ou não a amamentar, é fundamental), e comece a fazer algum exercício físico, assim que possível, nem que sejam caminhadas pelo quarteirão com o seu bebé.
- No campo do exercício físico, a ginástica abdominal hipopressiva é do melhor para eliminar a barriga. Já fiz e recomendo!